• Procuradorias
  • PRT Natal
  • Ministério Público do Trabalho participa da Audiência Pública de resultados do Projeto Nascer com Dignidade

Ministério Público do Trabalho participa da Audiência Pública de resultados do Projeto Nascer com Dignidade

Projeto institucional do Ministério Público Estadual teve atuação em conjunto com o MPT/RN em ações em todo o RN e particularmente no Oeste e Alto Oeste

Natal (RN), 30/05/2017 – O procurador do Trabalho Afonso Rocha participou, nesta segunda-feira (29), da audiência pública de apresentação dos resultados do projeto “Nascer com Dignidade”, na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. O projeto, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública (Caop-Saúde), foi desenvolvido ao longo de seis anos, em uma estratégia de ampla atuação para o fortalecimento das ações assistenciais ofertadas pela rede de atenção à saúde da mulher e da criança em todo o Estado.

De acordo com a promotora Iara Maria Pinheiro, coordenadora do Caop-Saúde, várias ações foram adotadas ao longo desses anos no sentido de promover uma redução dos indicadores de mortalidade materna e neonatal, com o incremento de intervenções voltadas para fortalecer a atenção básica materno-infantil no SUS. O projeto contou com a adesão de 59 Promotorias de Justiça e, segundo a promotora, ao longo dos últimos seis anos, 71 municípios foram visitados pela equipe técnica do Caop.

A atuação do Ministério Público do Trabalho no RN se deu, de acordo com o procurador Afonso Rocha, no âmbito do projeto nacional “Saúde na Saúde”, um dos focos de atuação da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública. Embora o Ministério Público do Trabalho atue na proteção do meio ambiente do trabalho de unidades hospitalares, especificamente da parceria com o projeto Nascer com Dignidade foram instaurados pela Procuradoria do Trabalho em Mossoró 14 inquéritos civis e ajuizadas 6 ações civis públicas.

Para a promotora Iara Pinheiro, somente com a atuação conjunta das duas instituições, MPT e MPE, foi possível obter sucesso em ações com o objetivo de sanar diversas irregularidades tanto em questões trabalhistas quanto na oferta de serviços à população usuária do SUS. Foram obtidas intervenções judiciais em algumas unidades que levaram à reestruturação, melhoria e ampliação dos serviços. Além disso, as inspeções realizadas permitiram a identificação de situações que indicam potenciais desvios de verbas públicas e improbidade administrativa, e serviram de embasamento para ações do MPF e do MPE.

“O MPT vai continuar visitando as unidades hospitalares e os Municípios do RN, atuando incansavelmente para assegurar um meio ambiente de trabalho hígido e seguro para os trabalhadores da saúde, bem como buscando coibir as irregularidades trabalhistas, especialmente as associadas à terceirização irregular e precarizante”, alertou o procurador Afonso Rocha, ao destacar os resultados das ações do projeto “Nascer com Dignidade”.

 


Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 ou 2820 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br

Imprimir