• Procuradorias
  • PRT Natal
  • Reunião no MPT/RN sela acordo para criação de banco de talentos de pessoas com deficiência

Reunião no MPT/RN sela acordo para criação de banco de talentos de pessoas com deficiência

Encontro ainda resultou na doação de computador para Associação de Surdos de Natal
 
Natal (RN), 13/10/2015 - Na última semana, diversas entidades se fizeram representadas na sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) para reunião do Fórum Estadual de Incentivo à Aprendizagem e Resgate dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Outros Discriminados no Mundo do Trabalho Potiguar (Fórum Pró-Inclusão).
 

O encontro foi presidido pela procuradora do Trabalho Izabel Christina Baptista Queiróz Ramos e contou com a presença de membros de sindicatos patronais e de instituições de proteção às pessoas com deficiência.

Dentre os participantes, os representantes do Sindicato da Indústria da Construção Cvil (Sinduscon) apresentou uma ferramenta para cadastro de currículos de pessoas com deficiência. Segundo exposto, o mecanismo permitirá o agendamento de entrevistas, servindo como um banco de talentos para empresas e entidades interessadas.

Para facilitar e iniciar esse novo processo, o Sinduscon fez a doação de um computador novo para a Associação dos Surdos de Natal (Asnat), que deve auxiliar na implantação do banco de talentos. A doação foi feita por meio de documento que dá direito à retirada do equipamento em loja de informática local.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e entidades locais de apoio aos portadores de deficiência, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Saúde Auditiva do RN, também participaram da iniciativa.

Tempo de permanência - O fórum também abordou outros assuntos e ampliou a discussão acerca da necessidade de efetivação no cargo dos deficientes após a contratação. Os empresários alegam que os portadores de deficiência não costumam permanecer longos períodos em seus cargos. Para a procuradora Izabel Ramos, a dificuldade enfrentada para fixação nos postos de trabalho “pode ser gerada pelas empresas ao não apresentarem ambiente inclusivo para os funcionários com necessidades especiais”.

Assessoria de Comunicação (Thales Lago e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

 

Imprimir