MPT-RN divulga resultado da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024
O concurso teve 83 trabalhos inscritos e 124 alunos participantes
Natal (RN), 07/10/2024 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) publicou, na sexta-feira (04), o resultado final da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024. A premiação faz parte do projeto ‘MPT na Escola’, que tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil à comunidade escolar.
Veja aqui a lista dos trabalhos vencedores
Neste ano, o concurso contou com 83 trabalhos inscritos nas categorias, música, conto, poesia e desenho. Ao todo, 124 estudantes de 28 municípios potiguares participaram da etapa regional.
A premiação foi dividida em três grupos com diferentes temáticas. O primeiro grupo, composto por estudantes dos 4° e 5° anos do ensino fundamental, desenvolveu o tema “trabalho infantil”. O segundo, formado por estudantes dos 6º e 7º anos, trabalhou a questão da “Aprendizagem Profissional”. Já o terceiro, do qual participaram estudantes dos 8º e 9º anos, abordou em suas obras a “segurança e saúde nas escolas e no trabalho”.
O procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira, titular regional da Coordinfância, destaca que “O MPT na Escola é fundamental para a atuação do MPT porque tem como finalidade, e efetivamente consegue, levar para as escolas a discussão sobre temas muito importantes, como o combate ao trabalho infantil, a importância da aprendizagem profissional para a inserção protegida dos adolescentes no mercado de trabalho e a saúde e a segurança, tanto no âmbito do trabalho quanto no âmbito da própria escola”.
Luis Fabiano também frisa que a premiação é uma forma de melhorar o engajamento e tornar o projeto mais interessante para os alunos.
Para marcar o encerramento da edição deste ano, o MPT-RN realizará uma cerimônia de premiação, com data a ser divulgada.
Os ganhadores de cada categoria serão inscritos na etapa nacional do projeto e irão concorrer com os trabalhos de todo o Brasil.
MPT na Escola - O projeto MPT na Escola é uma iniciativa desenvolvida nacionalmente pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), grupo de trabalho do MPT. O projeto visa ampliar o debate sobre o trabalho infantil e suas formas de erradicação.
Confira os ganhadores:
Categoria conto:
Luiz Felipe Souza Moreno – Escola Municipal Professora “Socorro Amaral” (Currais Novos/RN)
Enzo Gabriel Dantas de Oliveira e Larissa Gabriely Miranda Araújo – Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho (Macaíba/RN)
Maria Clara Soares da Silva – Escola Municipal de 1° Grau Monsenhor Walfredo Gurgel (Jardim de Piranhas/RN)
Categoria poesia:
Djamerson Barros de Oliveira – Escola Municipal Dom José Delgado (Parelhas/RN)
Larissa Gabriely Miranda Araújo – Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho (Macaíba/RN)
Luiz Henrique Teixeira dos Santos e Thalia da Silva Maranhão – Escola Estadual Hilton Gurgel De Castro (São José de Mipibu/RN)
Categoria música:
Dandahra Gabrielly Alves Dantas, Davi Alexsander Santos de Araújo, Elias Ramon Ferreira de Araújo, Maria Rita dos Santos e Maria Vitória Gadelha Batista da Silva – Escola Municipal Paulino Batista de Araújo (Timbaúba dos Batistas/RN)
José Yuri Oliveira do Nascimento – Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro (São José do Mipibu/RN)
Allyf Victor Lima dos Santos, Ana Karolina Cordeiro Rodrigues, João Batista Silva Santos, Rhuan Pablo Simplício Martins e Severino Daniel da Silva Farias – C.E. Alfredo Mesquita Filho (Macaíba/RN)
Categoria desenho:
Mateus Pereira de Oliveira – Escola Municipal Raimundo Nonato da Silva (Patu/RN)
Alane Marielly de Souza – Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo (São José do Mipibu/RN)
Ana Gabriela Oliveira Fernandes – Escola Municipal Dr. José Torquato de Figueiredo (Pau dos Ferros/RN)
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação