• Procuradorias
  • PRT Natal
  • MPT se reúne com coordenação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil

MPT se reúne com coordenação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil

Entidades discutiram ações do Fórum no projeto MPT na Escola

Natal, 08/08/2022 – Reunião ocorrida na última quarta-feira (3), na sede do Ministério Público do Trabalho no RN, em Natal, selou a parceria entre o órgão e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente Trabalhador (FOCA-RN), para participação do fórum no projeto MPT na Escola. A iniciativa está sendo retomada pelo MPT no Rio Grande do Norte em 2022.

A Coordenação Colegiada do FOCA-RN foi recebida pelo procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira. A reunião marcou a retomada das reuniões presenciais do fórum, e contou com a participação da auditora Fiscal do Trabalho e presidente do fórum Marinalva Cardoso Dantas; da auditora Fiscal do Trabalho Virna Soraya Damasceno; da auditora Fiscal do Trabalho Célia Menezes Galvão; e do membro fundador do fórum Nilson Caetano Bezerra.

Também na reunião foi acordada a destinação de recursos para o projeto do FOCA-RN que atua na inserção de adolescentes egressos do trabalho infantil na aprendizagem profissional.

MPT na Escola – O MPT na Escola tem por finalidade a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco nos temas trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Visando a erradicação do trabalho infantil, o projeto promove capacitação de profissionais pedagógicos para que atuem junto ao MPT no processo de conscientização da comunidade escolar quanto aos prejuízos do trabalho infantil.

O projeto atuará em escolas públicas municipais e estaduais localizadas nas cidades de Natal, Parnamirim, João Câmara, Nova Cruz, Mossoró, Assu, São José do Mipibu, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Touros e Caicó.

De 2012 a 2019, foram registradas 54.684 denúncias de trabalho infantil no território brasileiro. A forma de trabalho que concentra maior parcela de denúncias é o Trabalho Infantil Doméstico (TID), com mais de 17mil denúncias, totalizando 32%.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

E-mailprt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir