Assembleia Legislativa do RN assina termo de adesão ao Projeto Liberdade no Ar, do MPT

Canais da AL veicularão vídeos e spots que ilustram várias situações em que pode acontecer a cooptação para o tráfico de pessoas

Natal (RN), 03/05/2022 – O procurador do MPT-RN Gleydson Gadelha participou, na manhã desta terça-feira (2), de reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte que formalizou a adesão da entidade ao projeto Liberdade no Ar, que prevê ações de prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo. O procurador foi recebido pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, e pelas deputadas estaduais Divaneide Basílio, Cristiane Dantas e Terezinha Maia.

O procurador da ALRN, Sérgio Freire, justificou a reunião com a bancada feminina. "Ficamos surpresos, ao receber o convite do MPT para aderir à campanha, por tomar conhecimento de que a maioria das vítimas do tráfico humano para o trabalho são mulheres", relatou. As parlamentares, todas da Frente Parlamentar da Mulher, entregaram ao procurador material de divulgação da campanha promovida pela Assembleia de combate ao feminicídio.

Para a deputada Divaneide Basílio, que é a presidente da Frente, “esse é mais um compromisso assumido pela Assembleia, deixando claro que o Legislativo vai enfrentar, não apenas a violência contra a mulher, mas também o trabalho escravo e o tráfico de pessoas, que têm as mulheres como as maiores vítimas”.

Segundo o procurador do MPT, “essa violência não é apenas contra a mulher, é contra a sociedade. Esse é um termo de adesão voluntária da Assembleia Legislativa que se junta a uma campanha que já acontece em aeroportos e rodoviárias do país. É algo inédito. Esses crimes ocorrem em todo o mundo, e no RN há o perfil de fornecer pessoas para o trabalho escravo”, explicou.

O projeto Liberdade no Ar prevê que a ALRN veicule, em seus canais, a campanha, que ilustra várias situações em que pode acontecer a cooptação para o tráfico de pessoas, com vídeos e spots de rádio, bem como a divulgação da websérie realizada pelo projeto no mês de junho. As entidades também trataram, na reunião, de um evento a ser realizado em julho, para enfatizar a campanha em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

Imprimir