• Procuradorias
  • PRT Natal
  • Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte completa 30 anos de atuação democrática na defesa dos direitos trabalhistas coletivos

Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte completa 30 anos de atuação democrática na defesa dos direitos trabalhistas coletivos

Solenidade comemorativa reuniu representantes de instituições de todo o país

Natal (RN), 18/11/2022 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte celebrou, na noite da última quarta-feira (16), 30 anos de existência em terras potiguares. Procuradores, servidores, trabalhadores terceirizados, estagiários e representantes de instituições parceiras lotaram o auditório do órgão que começou, quatro anos após a promulgação da Constituição de 1988, como uma pequena sala na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e hoje se estende a três unidades espalhadas pelo estado: na capital, Natal, e nas cidades de Caicó e Mossoró.

“Sonhamos juntos esses 30 anos de projeto democrático e de justiça. E esperamos seguir firmes nesse ideal para que ele se converta, a cada dia, em uma nova realidade na vida das brasileiras e dos brasileiros”, disse o procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira, na abertura.

Compuseram a mesa da solenidade o governador em exercício do Estado do RN, Antenor Roberto; o conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); o Ouvidor Nacional e também Conselheiro do CNMP Engels Augusto Muniz; a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região; a procuradora-chefe do Ministério Público Federal no RN, Cibele Benevides Guedes da Fonseca; o presidente da Ordem de Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros Filho; o promotor de Justiça Mariano Pagani Laurea, representando a Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte; Cláudio Gabriel Macedo Jr., auditor da Superintendência Regional do Trabalho no RN; José Antônio Vieira, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), e Alice Maria do Nascimento, servidora do MPT-RN e representante do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da União. 

“Em nome do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, quero agradecer a todas as instituições que nos apoiaram, que foram parceiras neste empreendimento de três décadas”, reconheceu o chefe da instituição no RN, ressaltando a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Estado do RN, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral, a Justiça Federal, o Governo do Estado do RN, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério do Trabalho e Previdência Social, a Advocacia-Geral da União, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), todos os municípios potiguares, todas as organizações interinstitucionais parceiras, as instituições de empregadores e a todos os sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores.

Foram especialmente citados, nos agradecimentos, os membros do Ministério Público do Trabalho, servidores, trabalhadores terceirizados, aprendizes e estagiários que fizeram e fazem o MPT-RN.

Fortalecimento da democracia em âmbito nacional – Um dos anfitriões da noite, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, enfatizou a essencialidade do órgão para a garantia dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. “Nossa indispensabilidade na sociedade foi reforçada nos últimos eventos históricos, pois mostramos que somos unidos e maduros para enfrentarmos os desafios: estaremos sempre preparados para os diferentes obstáculos”, concluiu.

Passado e presente – Xisto Tiago de Medeiros Neto, procurador Regional do Trabalho, rememorou a história do MPT-RN, descrevendo momentos da atuação do órgão: “essa linha do tempo mostra a pluralidade de pessoas que passou e que, ao longo do tempo, deixou sua marca nesta construção”. Para o procurador, decano da instituição no estado, o MPT no RN construiu sua atuação a muitas mãos, sem perder o norte. “Nós somos uma instituição de justiça, essencial, e nossa missão é transformar e não conformar”, finalizou.

Homenagens – Pessoas que fizeram e fazem parte da história do MPT-RN foram homenageadas com plaquinhas de reconhecimento. Ana Cleide Silva do Nascimento, que trabalha no MPT-RN desde 1993, foi uma das homenageadas. “Sou muito feliz em trabalhar aqui e sou muito grata a todos da Procuradoria!”, disse, ao receber a homenagem das mãos do procurador-chefe Luis Fabiano.

Um vídeo com relatos de experiências e memórias dos servidores também foi exibido, e pode ser acessado no canal do Youtube da instituição, aqui (https://youtu.be/6xkzxB9Itng). Por fim, uma placa em homenagem aos 30 anos do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte foi descerrada.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

E-mailprt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir