MPT-RN participa da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Parnamirim

Afastamentos por transtornos mentais e comportamentais representaram 23% do total em 2020

Natal (RN), 18/04/2022 – Na última terça-feira (12), representando o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT-RN), o procurador-chefe Luis Fabiano Pereira participou da abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Parnamirim. O evento teve como objetivo o fortalecimento e a garantia de políticas públicas, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS), os cuidados de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos.

Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) do município, o evento contou com material informativo da série MPT em Quadrinhos. Foram distribuídos exemplares sobre Doenças Ocupacionais e Agrotóxicos. De acordo com números reunidos no Observatório Digial de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2020, os afastamentos por transtornos mentais e comportamentais representaram 23% do total de licenças concedidas pelo INSS no Rio Grande do Norte.

Em sua fala, o procurador-chefe do MPT-RN falou sobre o tema da campanha Abril Verde deste ano, que tem como foco as notificações de acidentes e doenças do trabalho. "Este ano estamos trabalhando a importância das notificações para que o Estado conheça a dimensão real do problema do adoecimento no trabalho. O trabalhador não pode ser invisibilizado pela falta de registro dessas ocorrências", ressaltou.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Parnamirim aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do IFRN, Campus Parnamirim.

 

Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

E-mailprt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir