Programa Trabalho Justiça e Cidadania debate Saúde e Segurança no Trabalho

Em homenagem ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, 10 de outubro, representantes do MPT/RN ministram palestras para cerca de 80 estudantes

Natal (RN), 09/10/2015 - Teve início na última segunda-feira (05), o 4º Ciclo de palestras do Programa Trabalho Justiça e Cidadania, do qual o Ministério Público do Trabalho participa, com o tema Saúde e Segurança no Trabalho. O tema foi escolhido em atenção à data 10 de outubro, Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, instituído pela Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012. Os representantes do MPT/RN visitaram duas das escolas atendidas pelo programa, alcançando cerca de 80 estudantes participantes.

No dia 5 de outubro, o procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira esteve na Escola Estadual Ana Júlia, onde os alunos estavam sempre atentos à aula sobre o assunto. Na terça-feira, 6 de outubro, foi a vez dos estudantes da Escola Berilo Wanderley, que tiveram a oportunidade de assistir palestra ministrada por Micheline Cachina Faheina, servidora do MPT/RN há 18 anos.

Em ambas as aulas, os integrantes do MPT/RN destacaram aos estudantes a data que é celebrada amanhã, 10 de outubro, Dia Nacional da Saúde e Segurança nas Escolas. Segundo mencionado, a lei que criou a data indica uma série de medidas que as escolas podem adotar para marcà-la, como a eleição de cipeiro escolar, a realização de palestras, dentre outras providências, que ajudam a formar uma cultura da prevenção desde a escola.

Ao final de cada palestra, as escolas visitadas ganharam uma edição, em DVD, do documentário "Batalhadores: Histórias de quem foi à luta e perdeu a vida no trabalho". A obra, parte das ações da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), funciona como homenagem aos trabalhadores mortos por irregularidades das empresas nos ambientes de trabalho.

"São histórias de descaso e dor, de impunidade e sofrimento, de brasileiros que saíram para o trabalho e não retornaram para casa", conta a sinopse na capa. O vídeo da produção também está disponível no YouTube, acessível aqui.

PTJC - O Programa Justiça, Trabalho e Cidadania é promovido nacionalmente pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e, no Rio Grande do Norte, ele é realizado desde 2006, pela Amatra21, em parceria com o MPT-RN, Secretaria Estadual da Educação, OAB, TRT-RN e Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA).

Em 2015, no Rio Grande do Norte, o TJC está sendo realizado nas Escolas Estaduais Ana Júlia Mousinho, Francisco Ivo, Berilo Wanderley, Professor Antônio Pinto, Professora Maria Araújo e o CENEP, localizadas em Natal, além da Antônio Aladim, em Caicó e Juscelino Kubistchek, em Assu.

* Com informações da Ascom do TRT/RN

Assessoria de Comunicação (Thales Lago e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir