MPT recebe inscrições de 76 trabalhos de todo o RN para o prêmio MPT na Escola

Comissão julgadora da etapa estadual do prêmio avaliará os trabalhos até 1º setembro

Natal (RN), 17/08/2023 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) encerrou, no último dia 4 de agosto, o recebimento de inscrições de trabalhos selecionados para representar os municípios na etapa estadual do projeto MPT na Escola em 2023. Foram confirmados 76 trabalhos de estudantes de 48 municípios potiguares. Participaram alunas e alunos de escolas municipais e estaduais nas quatro categorias – conto, desenho, música e poesia, com trabalhos com o tema trabalho infantil.

A categoria desenho foi a que recebeu maior número de inscrições: 24 obras aptas a concorrer ao prêmio. Em seguida, vieram as categorias de conto e poesia, com 20 inscrições cada, e a categoria música, com 12 inscrições.

Na última quinta-feira (10), a comissão julgadora da etapa estadual do prêmio se reuniu pela primeira vez com os coordenadores do projeto. "O MPT propõe às secretarias muncipais e estadual de educação, nas oficinas, várias atividades a serem desenvolvidas com as crianças, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil. Nesta edição de 2023, conseguimos envolver 18.190 alunos nesse processo", explicou o procurador do Trabalho e coordenador do Projeto MPT na Escola no RN Luis Fabiano Pereira, na reunião.

"As inscrições que recebemos nesta etapa são o resultado desse processo. É a seleção dos melhores trabalhos desenvolvidos em cada município, de acordo com o regulamento do prêmio. Foi para compartilhar essa avaliação que convidamos representantes de outras instituições para integrar essa comissão julgadora", explicou o procurador.

Fazem parte da comissão julgadorea da etapa estadual do prêmio a juíza do Trabalho Stella Paiva de Autran Nunes; a auditora fiscal do Trabalho Marinalva Cardoso Dantas; a professora Fabiana Dantas da Mota, do Departamento de Direito Privado da UFRN; Maria Izabel Bezerra Soares, adolescente indicada pelo Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente Trabalhador; e Andréa Araújo de Sá Varela, presidenta do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN).

Até o dia 1º de setembro a comissão deve concluir a avaliação dos trabalhos em cada categoria. O primeiro colocado de cada uma delas será inscrito na última etapa, a nacional. Os melhores trabalhos da etapa estadual serão exibidos em cerimônia de premiação que acontece no próximo dia 15 de setembro, no auditório do MPT-RN, em Natal.

Resgate à infância – O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.

O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-RN. Uma comissão julgadora decide quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreve o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional. São premiados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

Imprimir