MPT-RN participa de conferência sobre saúde do trabalhador na UFRN

Encontro reuniu cerca de 200 estudantes e profissionais ligados à área

Natal (RN), 04/12/2019 – A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediou, na última segunda-feira (2), o seminário “Saúde do Trabalhador no SUS: o Papel da Atenção Primária na Integralidade do Cuidado”. O evento contou com participação do MPT-RN, com palestra da procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva Mousinho, sobre as ações de prevenção e as notificações de doenças relacionadas ao trabalho.

Em sua fala, a procuradora lembrou que a previsão de participação do Sistema Único de Saúde (SUS) na estrutura de proteção à saúde do trabalhador está expressamente prevista na Constituição Federal. “A maioria dos pacientes do sistema, excetuadas as crianças e os idosos, são indivíduos com idade potencial para a atividade no mercado de trabalho”, ressaltou.

Ileana Neiva salientou, contudo, que a subnotificação dos problemas médicos motivados por atividades laborais ainda é um problema a ser resolvido com o diálogo entre os diferentes entes públicos envolvidos. Também foram abordados, como fatores que levam à diminuição do papel do SUS, temas como a exclusão do sistema da discussão sobre a revisão das normas regulamentadoras e a perda de milhões de reais oriundos do Seguro DPVAT.

A segunda conferência do seminário foi ministrada por René Mendes, médico do Trabalho, professor, especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador e organizador do “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: Conceitos – Definições – História – Cultura”, obra única na área.

A fala do professor ressaltou a importância do SUS no atendimento aos trabalhadores, diante de um cenário cada vez mais precarizante. “Já que trabalhadores são todos, e que o trabalho está em todo lugar, a atenção básica, conjugada com a estratégia de saúde da família, é a única opção para proteção da saúde dos trabalhadores", concluiu.

O seminário fez parte da última edição do ano do CaféNESC, realização do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN. Estiveram no auditório, além da comunidade acadêmica, representantes de vários sindicatos, secretarias de Saúde e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

 

Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Rachid Jereissati | Analista de comunicação

Lucas Félix | Estagiário de jornalismo

Fones: (84) 4006-2820 ou 2893 / 99113-8454
Instagram@mpt.rn / Twitter:@MPTRN
E-mailprt21.ascom@mpt.mp.br

 

Imprimir