PTJC: estudantes aprendem sobre o MPT em visitas ao órgão

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania leva alunos às sedes do MPT, TRT e OAB-RN

Natal (RN), 31/08/2018 – Cerca de 240 estudantes da rede pública estadual estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT-RN), em Natal, em visitas ocorridas ao longo do mês de agosto. As visitas fazem parte das atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, projeto realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21).

Nas visitas, os alunos conheceram o Memorial do MPT-RN, receberam o informativo MPT em Pauta e assistiram a palestras que abordaram a atuação do MPT, com detalhes sobre suas atribuições, competências, e instrumentos utilizados para a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Para o procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira, a iniciativa aproxima o órgão dos cidadãos. Ele recebeu os alunos dos Centros Estaduais de Educação Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos e Prof.ª Lourdinha Guerra, no dia 17 de agosto. “O MPT está de portas abertas à sociedade, e explicar nossa atuação aos jovens faz parte dessa missão de difundir informações sobre os direitos dos trabalhadores”, ressalta.

Também palestrou, no dia 24 de agosto, a servidora Micheline Cachina Cavalcanti, que explicou aos alunos detalhes sobre como tramita uma denúncia de violação de direito trabalhista no MPT. As visitas foram encerradas nesta sexta-feira (31), com palestra do procurador Regional do MPT-RN Xisto Tiago de Medeiros Neto. Ele destacou a defesa dos direitos fundamentais, exercida diuturnamente pelo Ministério Público, em sua fala aos alunos.

Para a estudante do 2º ano do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos Amanda Rilari, conhecer as instituições é fundamental para facilitar a compreensão de como podem ser exercidos os direitos. “A partir de agora, temos menos medo de lutar por nossos direitos”, explica. A chefe do Núcleo de Relações Externas e de Estágios do Cenep Jessé Pinto Freire concorda. “Os alunos estão mais conscientes, mais politizados, e, portanto, perguntam mais. Eles estão definindo caminhos. Alguns já decidiram por seguir a carreira jurídica”, observa a coordenadora.

As visitas ao MPT fazem parte de uma série: o programa também promove idas à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte.

 

Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir