Psiquiatra alerta para os danos à saúde causados pelos assédios moral e sexual no trabalho

Palestra marcou o início da cooperação técnica entre o MPT-RN e a FIERN para prevenção do assédio

Natal (RN), 10/05/2018 – A categoria profissional em primeiro lugar no ranking de assédio moral no trabalho no Brasil é a dos bancários. Segundo dados de estudo publicado em 2009 pela Universidade de Brasília, há, em média, uma tentativa de suicídio por dia nesse setor. Dessas, uma se consuma a cada vinte dias. Visando a prevenção dessas ocorrências, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) e a Federação das Indústrias do RN (FIERN) assinaram, na última quarta-feira (9), termo de cooperação técnica que objetiva, entre outras medidas, prevenir a prática de assédio moral e sexual e criar campanhas publicitárias para prevenção desses assédios no âmbito da representação da federação. O assunto também foi tema da palestra da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

O procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira, a procuradora do Trabalho Izabel Queiróz Ramos e o Procurador Regional do Trabalho José de Lima Ramos Pereira assinaram o termo de cooperação técnica em nome do MPT. A proposta da cooperação foi iniciativa da procuradora Izabel Ramos, titular regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade) do Ministério Público do Trabalho.

A procuradora explicou, no ato de assinatura, que o termo de cooperação é o mesmo firmado com a Confederação Brasileira de Ginástica em Aracaju em março último, para conscientização sobre o que caracteriza o assédio moral e o sexual, e como os trabalhadores devem se portar em uma situação em que se sintam assediados, bem como de que forma podem denunciar os atos.

Para o procurador-chefe do MPT no Rio Grande do Norte, Luis Fabiano Pereira, essa atuação, cooperativa, é bastante desejada pelo Ministério Público do Trabalho. Para o procurador Regional do MPT-RN José de Lima Ramos Pereira, é importante desmitificar a visão de que o Ministério Público só atua por meio de ações judiciais. “Neste caso, por exemplo, houve um trabalho proativo do MPT e é importante que assim seja, pois nesses casos, como os de assédio moral, o individual se reflete no coletivo”, concluiu.

Em sua palestra para um auditório lotado, na sede da FIERN, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de best-sellers como “Mentes Perigosas” e “Bullying”, tratou dos conceitos de assédio, como identificá-lo, suas consequências para a saúde, e sobre como preveni-lo dentro das empresas. Para a psiquiatra, uma instituição saudável é aquela que tem, além de líderes competentes, gestores que saibam tratar bem suas equipes e fazê-las crescer em conjunto.

A cooperação do MPT-RN com a FIERN já havia sido iniciada com as tratativas e proposta de realização da palestra da reconhecida psiquiatra, que contou com a presença de servidores de ambas as instituições e de integrantes da Comissão Regional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região.



Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir