Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos realiza primeira reunião de 2018

Palestras abordaram a presença e os efeitos de insumos tóxicos no cotidiano


Natal (RN), 21/03/2018 –
O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Com o objetivo de buscar soluções para os problemas causados por esses insumos, o Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (FECEAGRO/RN) funciona de forma permanente unindo diversos representantes sociais e realizou, nesta segunda-feira (19), sua primeira reunião ordinária de 2018, na sede do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT-RN).

Na ocasião, duas palestras abordaram temáticas relacionadas à presença e utilização de produtos tóxicos nocivos para a saúde. Gustavo Araújo, da Vigilância Ambiental do Estado do RN, tratou do tema “Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos”, enquanto Eliana Regina Fernandes, do Centro de Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte (CEATOX), fez um relato das atividades desenvolvidas pelo CEATOX, para controlar e dar o tratamento adequado aos acidentes, riscos e danos de natureza toxicológicas provocadas por agrotóxicos.

Pesquisas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Ministério da Saúde afirmam que agrotóxicos podem causar inúmeras doenças. De acordo com Maria Célia Barbosa de Farias, coordenadora estadual do FECEAGRO, além de buscar soluções, os participantes do fórum buscam incentivar a prática da notificação. “A cada 50 casos de intoxicação, apenas um é notificado. Então diversas pessoas morrem todos os dias sem saber o motivo real, já que os sintomas são muito parecidos com os de uma virose”, afirma a coordenadora.

Abril Verde – Na reunião também foi apresentada a data de realização da abertura oficial do Abril Verde, mês em que são lembradas as vítimas de acidentes do trabalho em eventos por todo o país. No dia 11 de abril, no auditório do MPT/RN em Natal, haverá a assinatura de Convênio de várias entidades com o MPT para a fiscalização da utilização de agrotóxicos. No mesmo dia, o professor Cléber Medeiros de Lucena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), ministrará palestra sobre saúde e segurança do trabalho.

Para acessar as notícias do FECEAGRO, acesse a página https://facebook.com/feceagro/

Para obter informações junto ao Centro de Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte (CEATOX), entre em contato pelos números 98803-6526 ou 98803-4140.



Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir