Procuradora participa da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Abertura reuniu cerca de 300 participantes no Praia Mar Hotel

Natal (RN), 18/09/2015 - Com o objetivo de discutir propostas para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, foi realizada nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento contou com a participação da procuradora do Trabalho Izabel Christina Ramos, que proferiu umas das conferências inaugurais.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O tema desta edição foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

Titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do Ministério Público do Trabalho, a procuradora Izabel Ramos destacou em sua fala a questão ainda latente da desigualdade salarial entre os gêneros.

“As mulheres ganham, em média, 70% do valor de um homem para o exercício da mesma função e isso não é um problema localizado para as natalenses ou as brasileiras. Mesmo que em menor grau, a tendência é mantida até em países desenvolvidos”, observou.

A procuradora lembrou que o único critério para distinguir os ganhos deve ser a qualificação do funcionário. E que a discriminação, mesmo que indireta, deve ser identificada e combatida, não somente no ambiente trabalhista, mas em toda a sociedade, como prevê a Constituição.

Também atuaram como conferencistas do evento a promotora de Justiça Érica Canuto e as representantes das Secretarias de Políticas para as Mulheres dos governos federal, estadual e municipal, respectivamente, Neuza Tito, Teresa Freire e Aparecida França.

Assessoria de Comunicação (Thales Lago e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

Imprimir